SINDICATO SE OFERECE PARA ORIENTAR MECÂNICAS SOBRE DESCARTE DE RESÍDUOS.

O projeto “Oficina Legal e Amiga do Meio Ambiente”, já em funcionamento na cidade, deverá receber apoio da Prefeitura em breve. A iniciativa prevê a conscientização das mecânicas da cidade na destinação correta de resíduos para evitar danos ao meio ambiente, já que vários produtos utilizados nas oficinas podem contaminar lençóis freáticos e rios, como óleos, estopas usadas, graxas, borrachas e outros.

Realizado pelo Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Rondônia), o projeto já funciona através da entidade mas agora poderá se expandir com o apoio e divulgação da Prefeitura. A intenção é diminuir o impacto negativo do despejo incorreto de fluídos e resíduos sólidos na cidade.

O Núcleo de Automecânicas de Vilhena, um dos realizadores do “Oficina Legal” em Vilhena também participou da reunião. Junto com o presidente do Sindirepa, Edson Cordeiro, o presidente do Núcleo, Jurandir Monteiro, explicou que o projeto “tem como objetivo a preservação do meio ambiente, a conscientização das empresas do setor sobre o risco que o descarte impróprio de materiais pode causar na Natureza e a organização interna das prestadoras de serviço da área para atender às exigências ambientais”.

DOAÇÃO DE MUDAS – Em março deste ano o sindicato doou 600 mudas de ipê para a Prefeitura. Na ocasião, a entidade se comprometeu em doar outras mil no próximo dia 21 de setembro, quando é comemorado o Dia da Árvore.

BOAS PRÁTICAS – Apesar de haver 60 empresas filiadas na entidade no Estado, a maioria é de Vilhena. Todos já aderiram ao programa “Selo Verde”, da Secretaria de Meio Ambiente, na Prefeitura. Este selo atesta as oficinas e centros de reparação que possuam processos de descarte e reparos que reduzem o dano ao meio ambiente e têm a geração de resíduos reduzida com suas boas práticas.

 

 

Fonte: Semcom

 

Vilhena, RO

Fone: +55 69 98404-8526

sindireparo@sindireparo.com.br


Desenvolvido por Ultracar