Motivação no ambiente de trabalho: aprenda a estimulá-la

 

Impulsionar e incentivar a motivação no ambiente de trabalho costuma ser uma dificuldade comum em diversas organizações. Tanto para os gestores quanto para os colaboradores, manter o foco e a motivação por diversas horas seguidas toda semana pode ser um grande desafio. Mas, existem algumas atitudes que, comprovadamente, ajudam a aumentar o potencial e o envolvimento da equipe.

 

Neste artigo, vamos te explicar de onde vem a desmotivação. Além disso, também apresentaremos algumas dicas de gestão de pessoas que irão te ajudar a entender a importância de desenvolver a sua motivação e a dos colaboradores. Dessa forma, todos poderão trabalhar com mais propósito em seu negócio. Continue lendo!

De onde surge a desmotivação?

Para realizar as tarefas diárias, precisamos de um impulso inicial. Ou seja, precisamos de algo que nos faça querer realizar as atividades da melhor maneira possível. Essa motivação pode surgir de diversas maneiras, como do desejo de se superar, da curiosidade pelo desconhecido ou da vontade de aprender um assunto específico. É dessa forma que estamos sempre aprendendo e evoluindo em nossas habilidades.

 

Mas de nada adianta ter uma grande motivação interna para fazer um bom trabalho se o ambiente externo não colaborar para o desenvolvimento daquela ação. Dessa forma, podemos dividir a motivação entre interna e externa, já que ambas são essenciais para que os colaboradores consigam exercer suas tarefas individuais e em grupo.

 

A ausência de ambas as motivações causa efeitos proporcionalmente desastrosos para o negócio. Um funcionário motivado se torna um funcionário engajado, e um funcionário engajado se torna um funcionário mais feliz e produtivo. Da mesma maneira, um funcionário desmotivado e desengajado pode contaminar toda a equipe ao seu redor. Portanto, siga algumas dicas para prevenir essa situação:

Reconheça os profissionais

 

É extremamente importante que seus colaboradores saibam quando estão ou não fazendo um bom trabalho. Cabe ao gestor dar esse retorno aos colaboradores por meio do feedback, que é uma iniciativa direta do gestor e é bastante prezada pela equipe. O reconhecimento também pode ser feito por meio de campanhas ou promoções que reflitam o bom desempenho da equipe.

 

Portanto, não se esqueça de reconhecer quando um de seus funcionários corresponder ou superar as expectativas de alguma tarefa ou demanda. Mais do que reconhecer os profissionais por ações individuais, as pessoas saberem por que são importantes dentro da empresa também auxilia muito na motivação no ambiente de trabalho.

Dê segurança e estabilidade

 

Certo grau de segurança e estabilidade são essenciais para que as pessoas se sintam motivadas no ambiente de trabalho. Quando seus colaboradores estão cientes de que efetuar continuamente um bom trabalho significa reduzir suas chances de serem advertidos ou, até mesmo, desligados, eles se sentem mais à vontade.

 

Um clima de medo ou de insegurança constantes pode afetar drasticamente a motivação de seus colaboradores. Portanto, mantenha uma cultura organizacional saudável, com o ambiente tranquilo, calmo e estruturalmente propício para o desenvolvimento do trabalho.

Seja um bom líder

 

Um bom líder é capaz de motivar todos os colaboradores no ambiente em que está. Uma pessoa com características de liderança toma decisões em prol da equipe, passa segurança a ela, tem empatia e uma boa relação interpessoal. Para ser um líder, mais do que se portar dessa maneira, cabe ao gestor incentivar boas lideranças de outros colaboradores dentro da empresa.

 

A presença de indivíduos com essas qualidades influencia diretamente todos ao redor e seus respectivos trabalhos. Portanto, sendo e tendo bons líderes que apoiem novas ideias e que realmente escutem os colaboradores, a motivação no ambiente de trabalho será muito maior!

Existe uma fórmula mágica da motivação no ambiente de trabalho?

Não existe nenhuma forma simples e rápida para aumentar a motivação e o engajamento dos colaboradores. A resposta é criar e desenvolver uma boa cultura organizacional. Esse pode ser um caminho mais longo, mas é claramente o mais efetivo. A motivação precisa vir tanto de dentro quanto de fora da equipe, e as empresas precisam trabalhar ações para alcançar essas duas dimensões do funcionário.

 

Para realizar um bom trabalho, é imprescindível entender o que e por que aquilo está sendo realizado. Portanto, explique qual é o impacto daquele trabalho e o colaborador desenvolverá um propósito. Estar em um ambiente limpo, silencioso, bem cuidado e que tenha todos os materiais e tecnologia necessários para realizar as atividades também é essencial. E, com um líder que consiga entender e conciliar as necessidades de cada membro da equipe, motivá-la e engajá-la com pequenas ações se torna mais simples e prazeroso.

 

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Fábio Moraes

CEO da empresa Ultracar, com 25 anos de experiência em gestão e administração de oficinas. Matemático, Analista de sistema e Administrador de empresas. Auditor do IQA, (Instituto de Qualidade Automotiva), consultor do IAA e consultor de várias oficinas do Brasil. Está viajando o Brasil inteiro neste ano de 2017 ministrando palestra com o tema “Oficina de sucesso é oficina rentável: transformando reparadores em empresários”.

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