Indicadores de desempenho, por que e como sua oficina deve acompanhar?

 

No dicionário, a palavra gestão tem uma definição relativamente simples: é o ato ou efeito de gerir; administração, gerência. Na vida real, este ato é bem mais complicado, mas existem ferramentas que facilitam a vida de um gestor. Se você gerencia uma oficina mecânica, está na hora de entender a importância dos indicadores de desempenho!

 

Ora, é papel do gestor tomar decisões importantes para o negócio. E as ferramentas corretas para isso são as informações. Conhecer cada um dos indicadores para oficinas certamente vai ajudar a tomar decisões mais conscientes e assertivas.

 

Mas afinal, quais são estes indicadores de desempenho e como, de fato, eles podem ser usados em uma oficina mecânica? Siga lendo e entenda melhor!

 

Primeiro passo, cuide do equilíbrio financeiro

 

Sabemos que é necessário, como em qualquer negócio, cuidar da saúde financeira do seu negócio. Os indicadores para oficinas vão te ajudar nesta missão.

 

Primeiro, estabeleça a relação entre todos os pagamentos que você fez em um período determinado mês. Por outro lado, verifique qual foi o seu faturamento, tudo aquilo que você “vendeu” neste mesmo período. Verifique também todos os valores que você recebeu no mês.

 

Agora você tem três indicadores de desempenho que vão ser fundamentais para que a tomada decisões que tragam equilíbrio financeiro para a oficina. Ao repetir este exercício todos os meses, você perceberá um padrão de comportamento destes indicadores.

 

A boa notícia é que o estudo do passado vai trazer conclusões para melhorar o seu processo de tomadas de decisões no presente. Ou seja, os indicadores de desempenho fornecem dados para que você cuide bem da saúde da sua oficina.

 

Uma boa dica para entender melhor como usar estes indicadores para oficinas a seu favor, está no nosso canal no Youtube. Mas saiba também que existem inúmeros outros indicadores de desempenho que você tem que conhecer. Veja com a gente!

 

O que são os KPis e como você pode usá-los

 

Eles são os Key Performance Indicators, ou mais simplesmente Indicadores-chave de Desempenho. Os KPIs são usados para mensurar a performance de negócio. São dados que mostram se ele está dentro dos padrões desejados e cumprindo com seus objetivos e metas.

Você já teve aqui um exemplo de como os KPIs podem ajudar na gestão dos seus negócios garantindo um bom equilíbrio financeiro. No entanto, saiba também que eles vão muito além disso.

Ao definir quais são os seus indicadores de desempenho fundamentais, você pode traçar metas e objetivo, criar estratégias para otimizar a sua administração, acompanhar de forma excelente a performance do negócio, corrigir desvios e promover uma melhora constante em todos os processos.

Alguns indicadores que você pode utilizar são:

  • Ticket médio – Quanto cada cliente gasta em média em uma parada na oficina;
  • Custo de aquisição – É, por exemplo, o custo que você teve para que um cliente indique a sua oficina para um amigo, ou ainda o quanto você pagou para um agente de seguros para que ele faça indicações;
  • Margem de lucro – Vale a pena dar um desconto e garantir um cliente mesmo sacrificando em parte o seu lucro? O peso deste gasto também é um KPI.
  • Margem de lucro sobre peças – De uma certa forma, e você sabe disso, a oficina também vende peças. Mensurar o quanto se ganha nessas transações pode trazer resultados mais positivos;
  • Tempo de Reparação – Este indicador para oficinas diz muito sobre a efetividade dos processos. Quanto mais rápido a sua equipe consegue fazer um reparo em média, mais cedo ela estará pronta para atender um próximo cliente.

 

A Ultracar te ajuda!

 

Existem muitos outros KPIs que você pode utilizar para melhorar o seu desempenho, tanto em relação aos processos internos quanto à saúde financeira da oficina.

Entre em contato com a Ultracar e conheça mais dicas sobre como alguns processos de gestão podem alavancar o seu desempenho e, por consequência os seus lucros.

Antes de nos despedirmos, fica uma dica final. Você tem um software para facilitar a visualização de todos os seus indicadores de desempenho? Clique aqui, conheça o sistema de gestão para oficinas da Ultracar e dê um passo decisivo na melhora do desempenho do seu negócio

Voltar

 

 PATROCINADORESS

Vilhena, RO

Fone: +55 69 98404-8526 / 98111-2896

sindireparo@sindireparo.com.br


Desenvolvido por Ultracar