Entenda o que o consumidor brasileiro pensa sobre carros elétricos

Ainda que os carros elétricos estejam começando sua ascensão no Brasil, 55% dos consumidores brasileiros sabem da existência da tecnologia, apesar de nunca terem visto um desses modelos nas ruas. Essa é uma das conclusões de levantamento feito por Automotive Business em parceria com a Solucx, empresa especializada em pesquisa de satisfação e lealdade do cliente.

Clique aqui e baixe o relatório do levantamento Percepção do Consumidor Brasileiro Sobre Carros Elétricos

Outro ponto revelado pelo levantamento é que 70% dos respondentes entendem que o preço dos carros elétricos deveria ser menor ou igual ao de veículos flex. A expectativa é equivocada, já que a nova tecnologia ainda precisa de escala de produção para ficar mais barata, o que vai levar alguns anos.

Do total, 39% creem que os carros elétricos deveriam ter preço inferior aos modelos a combustão. Já 31% responderam que os custos têm de ser equivalentes e 30% disseram que os eletrificados podem ser mais caros que os veículos flex.

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), 43.658 veículos leves eletrificados foram licenciados no país de janeiro a novembro de 2022 – crescimento de 25% com relação ao mesmo período do ano passado. Apesar da evolução, a tecnologia ainda tem participação ínfima na frota brasileira de veículos, o que explica o desconhecimento a respeito dela.

PATROCINADORESS

Vilhena, RO